quinta-feira, 7 de junho de 2012

estado6

as minhas dificuldades na escolha de uma ideia foram óbvias. Os pontos que dizia querer tocar no princípio do período não foram directamente cumpridos. Mas acredito que de uma maneira mais indirecta na sua maioria estão presentes no resultado final. Acho que a escolha da história, das imagens, da música remetem para as minhas inspirações, para o meu brainstorming, para mim própria, mesmo que o tenha conseguido sem saber, o meu trabalho continua a ser um reflexo daquilo que sou.

LOVE - trabalho final




estado5



Lembrei-me deste livro, que li há algum tempo e que ficou na minha cabeça.
Para além da história, os desenhos sugeriram-me que fizesse com eles uma animação.

Primeiro procurei um programa bom para fazer animações no computador (visto que o freehand não é compatível com o meu computador) e acabei por descobrir o pencil na internet. Ao início foi-me difícil trabalhar com ele (tive mesmo para desistir da animação) mas explorando e com alguma persistência e ajuda do youtube consegui aprender a utilizá-lo.
Sabia que ia ser complicado usar o pouco tempo que tinha para fazer uma coisa bem feita. Por isso, o primeiro passo foi reler a história e alterá-la um bocado para que se adaptasse mais facilmente a uma animação desenhada.
Depois fiz esboços da maior parte das páginas e da tipologia do trabalho, do tipo de desenho que queria apresentar. Comecei, de seguida a trabalhar no computador e o ritmo do movimento, o posicionamento, as cores, as letras surgiram espontâneamente.

Depois de todos os pedaços da animação concluídos, utilizei o imovie como programa de edição.
Sabia que a música não poderia ser falada porque tiraria protagonismo ao meu trabalho. Comecei por experimentar música clássica. Mas percebi que não resultava porque não sugeria o moviemento e não se identificava com o tipo de imagem que eu fizera.
Procurei e procurei, fui experimentando as várias hipóteses. Acabei por escolher Cubes, de Jon Brion, que é simples e elegante, e que na minha opinião encaixou bem.


estado4

Na suposta última fase de trabalho, nenhum dos esboços que tinha para o projecto final foi concretizado. Nenhuma das ideias teve força suficiente para me incentivar continuar.
Por isso, perto da data de entrega eu estava em completo bloqueio sem saber o que fazer.

terça-feira, 15 de maio de 2012

estado3



a minha ideia é aplicar este conceito a outra música. O passar das folhas, o desperdício, a indiferença para com o que está escrito faz parte do que quero realçar. Planeeio em conjugar este método com o meu brainstorming e agora, finalmente, começar a trabalhar.

brainstorming

ciclo . rotina . presença incompleta . controlo . descontrolo . desenvolvimento estático

bob dylan . david byrne . george harrison. edie segdwick . mark rothko

terça-feira, 24 de abril de 2012

jim jarmusch



conjunto de 11 pequenas histórias que partilham café e cigarros como ligação. pequenas conversas num conjunto de diversas pessoas famosas.
interessa-me pela sua simplicidade: de ideia e de execução.

(uma das conversas: entre Tom Waits e Iggy Pop)

estado2

nesta fase de trabalho ainda não consegui realizar uma ideia concreta para o meu trabalho final. Estou ainda à procura de uma mensagem a transmitir e como transmiti-la numa futura curta-metragem. Para isso faz parte do meu processo criativo um aprofundamento de conhecimento e pesquisa de informação que considero benéfica. O meu trabalho até aqui ainda não é um rascunho profissional, mas sim uma preparação para tal, consisite ainda numa conjugação de reflexão e formação pessoal.

terça-feira, 17 de abril de 2012

o que percebi1

o futuro dos sonhos aproxima-se do presente.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

estado1

o meu trabalho será individual. Sendo o meu último trabalho para uma das disciplinas do secundário, gostava que fosse representativo dum dos aspectos (mudanças, emoções ou conhecimentos)desenvolvidos nestes três anos.
para tal ainda me encontro no meio do processo criativo, sem nenhuma ideia concreta do que quero para o meu produto final.

edie segdwick








terça-feira, 10 de abril de 2012

Criação do blog